“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.”
Fernando Pessoa
Pensar em Fred é ter a certeza de que é possível revelar e fazer viver um mundo mais belo. Lembrá-lo sem um sorriso nos lábios é impossível, porque suas criações iluminaram nossas vidas e continuarão a iluminar para sempre.
Pensar em Joice é restabelecer o contato com a fé e a verdade. É tornar o mundo melhor para vivermos. Suas palavras sempre irão ecoar em nossas mentes em todos os momentos que duvidarmos da vida.
A introdução não tenta defini-los, é uma singela forma de descrevê-los para quem não teve a oportunidade de conhecê-los e que agora pode associá-los a alguém que ama de verdade.
Se fecharmos os olhos por um momento recordando os nossos melhores dias, as maiores conquistas e os sonhos mais felizes, o que virá a mente? Quem são as pessoas que mudaram a nossa história e fizeram a vida valer a pena? Por quem vale a pena viver?
Partindo deste ponto, podemos ter a medida exata de quem somos, do que queremos e para onde vamos. Aceitar um amigo é torná-lo parte indissolúvel do universo. É acrescentar sentido às coisas e entender a si mesmo. Mãe, pai, irmão, primo, tio, colega… Todos estes “títulos” somente são legitimados se houver amizade. Um amigo pode substituir a todos os “títulos”, mas um “título” sem amizade jamais substituirá um amigo.
A palavra é amiga, o ombro é amigo, a verdade é amiga. Todas as virtudes são pilares da amizade e ninguém é mais fiel que um amigo. A maior perda é a perda de um amigo.
Fred sempre foi fiel, íntegro e generoso. Não havia tempo ruim, não havia dificuldade e muito menos medo. Um amigo!
Joice acreditava nas pessoas, incentivava seus sonhos e valorizava seus feitos. Estava presente em tudo. Uma amiga!
Em quem você pensou agora? Respondo sem medo de errar: nos seus amigos!
Pensar em nossos amigos, nos faz refletir sobre nós mesmos e nos questionarmos se estamos fazendo a nossa parte, se estamos sendo os amigos que os nossos amigos merecem e se entendemos a importância da amizade.
Seu espelho não é tão sincero, seus sonhos não são mais reveladores e sua consciência não é mais clara. Nada é mais justo e verdadeiro, nada substitui ou ampara. Não há dor, nem sofrimento que lhe ensine. Não há luz ou anunciação que lhe esclareça. A vida não seria a mesma e as relações não teriam valor se não houvesse o amor de um amigo.
Por este motivo volto à citação de Fernando Pessoa: “Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”. Os amigos fazem isto por nós todos os dias e são os responsáveis por acrescentarem mais amor aos nossos corações.
Peço licença e liberdade para homenagear a todos os amigos do mundo, atribuindo ao significado da amizade mais duas palavras: Fred e Joice.
Eurípedes Fraga