Segundo o dicionário Aurélio “a condição de um circuito cuja frequência é igual à de outro”.
Segundo a Enciclopédia Larousse Cultural “Estado resultante da concordância ou igualdade de frequências de diversos aparelhos ou fenômenos” ou a “concomitância, reciprocidade, acordo mútuo”.
Tirando alguns conceitos técnicos e aplicando na vida, SINTONIA se torna algo fácil de perceber. Duas pessoas com muitas atividades distintas e que aparentemente não tinham coisas em comum, mas que com certeza entraram numa SINTONIA perfeita. Aconteceu isso entre Joice e Fred.
Acredito que fui um dos primeiros da família a conhecer Fred, o namorado da minha prima Joice.
Joice, a prima que mais perturbei durante a infância, e com o passar dos anos, ela se tornaria uma grande amiga.
A minha SINTONIA com os dois acontecia de forma natural, e o mais surpreendente era com Fred, pois o conhecia a bem menos tempo que Joice. Quando eu conversava com Fred, o nosso diálogo era fácil e tínhamos uma forma de raciocínio semelhante, o que fazia com que a gente se entendesse muito bem, até o nosso senso de humor era parecido.
Com os encontros cada vez mais frequentes em diversos eventos, Fred se tornou parte da família. Viajamos, nos divertimos juntos diversas vezes e eu continuava a perturbar minha querida prima Joice, com “situações e casos” que só ocorria com ela.
Sempre que encontrava eles (Joice e Fred) estavam juntos, dificilmente eu via um sem ver o outro, e é isso que ocorre quando, ainda hoje, encontro com eles nos meus “sonhos”, sempre juntos e felizes e assim continua a SINTONIA.
Rosalvo Neto